sábado, 9 de maio de 2015

A escolha certa

      Por que será que temos a sensação de que as pessoas bem sucedidas sempre souberam fazer a escolha certa?
      Diante de diversas opções, parece que eles sempre sabem escolher o melhor caminho, não?!
      Então, qual o segredo para acertar a escolha?

      A meu ver, o segredo não é fazer a escolha certa, mas, sim, fazer dar certo, a escolha feita.
   
      A essa altura, acho que todos aqueles que foram aprovados em mais de uma universidade, já tiveram que fazer sua opção. No ano passado, viajei com meu filho para conhecer as universidades em que ele tinha entrado, e, ficamos vislumbrados com todas: Columbia, Princeton, Duke, UC Berkeley e Caltech.

      Meu Deus, qual escolher?! Pedi muita sabedoria divina. Essa era a minha prece.

      A dificuldade é ter que optar entre alternativas sensacionais. O que valorizar mais? Como mãe, tive meus receios em fazer comentários que pudessem influenciá-lo. Não sabia se deveria dar meus palpites, afinal, conheço muito menos desse mundo acadêmico do que ele. Por outro lado, dentro de nossos corações, a gente tem alguns "feelings".
      Mas sabe o que descobri? Hoje, tenho a certeza de que qualquer que fosse a opção dele, essa teria sido a melhor escolha, porque sei que ele faria com que ela desse certo. Ele curte a universidade, é feliz lá dentro, está produzindo muito academicamente, faz parte do time de tênis e canta em grupo a capella. Encontrou seu grupo de amigos e se encontrou lá dentro.

      Inspiro-me naqueles que chegaram muito longe. Eles não perdem tempo se remoendo pelas escolhas feitas. Eles têm quase uma obstinação em buscar suas metas. Como aquela parede de alpinismo. Chega no topo aquele que opta por olhar para cima e subir. Talvez até mude os rumos durante a subida. A cada momento, encontra-se diante de diversas alternativas tendo que escolher qual apoio vai segurar, mas traça seu plano estratégico e vai. Para eles, eventualmente faz parte de sua estratégia mudar totalmente o seu rumo. É só lembrar de Steve Jobs que abandonou tudo e foi fazer suas viagens malucas, abandonou a faculdade e até fez curso de caligrafia. E, lá no final, falou que "a vida é só um ligar de pontos". Ao olhar para trás você verá que tudo vai fazer sentido.

      Parabéns a todos os que passaram em várias universidades. Sei que as decisões podem depender de fatores diversos, como por exemplo, a melhor alternativa de bolsa. Talvez alguns, mesmo que aprovados, não poderão arcar com os custos. Não se imagine vítima do destino. Faça acontecer. Assuma como decisão sua o abandonar aquele sonho lá de trás e encontre uma trilha nova. Há muitas situações em que não se consegue alcançar aquilo que sonhou, ou quem sabe, você reconheça que o caminho atual não é o melhor. A qualquer momento você pode escolher mudar. Decida que vai dar uma guinada e reinvente-se. Não se consuma achando que perdeu tempo ou que se desgastou por nada. Resilientemente, decida seu novo destino.
      Olhe o caminho do alpinista, a cada passo, ele tem uma escolha a fazer. São inúmeras as opções, não existe uma escolha certa, mas faça com que todas as suas escolhas te façam alcançar o topo.
   
   

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário