quinta-feira, 22 de maio de 2014

Aprender a viver sem eles

   

      Eu sempre serei sua mãe e você sempre será meu filho, independentemente dos quilômetros que nos separarem!
     Esta é a grande certeza que tenho!!!
     Não importa onde ele estiver, ele carrega meu DNA.
      Aconteça o que acontecer, eu sempre serei sua mãe! E esse amor não depende da distância!

     A saudade é um sentimento maravilhoso! Por causa dela, o cérebro vai reviver lembranças, vai criar expectativas de reencontro, fará curtir muito cada momento em que se estiver junto!

     ...lágrimas de amor fazem bem à alma!

      O que quero dizer é que deixar nosso filho voar, ver nosso ninho esvaziar é muito bom para nós também! Será uma nova fase de vida para nós, como mães! Tudo não acaba porque nosso filho já não depende tanto de nossos cuidados. O fato é, que nunca deixaremos de ser a MÃE, mas precisamos deixar de sermos tão dependentes dos filhos! Muitas vezes, o "cordão umbilical" que precisamos cortar é aquele que prende a mãe no filho.

      É uma nova fase. Em nossa mente/coração de mãe, parece que a gente só pode ser feliz com o ninho cheio, mas a verdade é que precisamos ser felizes também PORQUE o ninho esvazia e não APESAR do ninho esvaziar! Se conseguirmos entender bem essa diferença, nos sentiremos mais completas e chegaremos mais próximas da verdadeira "missão de mãe".

      Se eles vão começar uma vida nova daqui prá frente. NÓS também!
      Precisamos aprender a viver sem eles, pensar quais novos desafios e batalhas teremos de hoje em diante, entender que superamos uma etapa e agora, temos novos caminhos a seguir .

      Descobri que minha missão, agora é manter o ninho sempre aquecido. Assim, quando eles quiserem, saberão que terão sempre um cantinho gostoso para se aconchegar!
...........................................................................................................................................

      O texto acima escrevi há 1 ano e meio atrás, em maio de 2014, 4 meses antes dele embarcar.
      Se é que posso dar algum conselho, hoje eu diria às mães que estão vendo seus filhos extremamente empenhados em escrever seus applications:
      - Pensem em seus próprios futuros projetos também. Planejem o que fazer. Voltem a sonhar com suas próprias carreiras.
      Sei que muitas mães têm mais de 1 filho e precisam ainda completar seu papel como mãe. Mas, da mesma forma que diminui a quantidade de comida que vai ser preparada para o jantar, o tempo que era dedicado ao que vai embora também ficará ocioso.
      Eu nunca imaginei o quanto eu ainda poderia produzir profissionalmente. Sinto que o fato dele ter voado ninho afora, também abriu uma possibilidade para eu realizar meus próprios vôos.

      Tudo tem seu tempo, e, acredito que o grande segredo do "sucesso" desses nossos filhos olímpicos e brilhantes, foi ter uma família que os estruturou. Muitas mães abriram mão de várias oportunidades e escolheram priorizar os filhos. Quem sabe esteja chegando o tempo de retomar os próprios caminhos?!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário