segunda-feira, 31 de março de 2014

Como ajudar nossos filhos?!?!

      UAU! Como é bom receber as notícias das aprovações!!! É muito alívio, é muita felicidade!!!! Sensação de "dever cumprido"...
      Hoje, ao olhar para 1 ano atrás, quando tudo isso estava começando... a escolha de quais universidades aplicar, começar a iniciar processo de tutorias, refletir quais "histórias de vida" contar... vejo quanto caminho foi trilhado.
      Após esse processo de "application", ele (e, também nós, a família), amadurecemos muito! Quantas experiências tão enriquecedoras tivemos! Acho que cada aluno que vai fazer sua autobiografia, também pára para se analisar um pouco e acaba descobrindo um pouco mais de si mesmo. Eu, como mãe, sabia que não conseguiria ajudar tanto... ele sabia muito mais sobre todo esse processo do que eu. Ele conhecia as pessoas  a quem perguntar, e eu não.
      É muito difícil para uma "mãezona" ver que não tem como contribuir diretamente... Só fiz o que sabia fazer, ser mãe e prover o dia-a-dia dele.

      Por outro lado, há 1 ano atrás eu achava que estaria muito mais preparada para ver o "ninho esvaziando"... Quanto mais perto chega o momento da despedida, mais o coração acelera...

      Então, começo a ver um novo ciclo começando... Estou vendo suas "batidas de asas" cada vez mais firme... certa de que ele vai saber se virar... mas, mantendo um ninho sempre quentinho, para quando ele quiser voltar...

      Há momentos também, que o melhor que podemos fazer é não fazer nada! Simplesmente ficar contemplando toda essa transformação. Ele esteve tremendamente bem amparado por pessoas maravilhosas em seu caminho. A assessoria do colégio (Etapa), especialmente na figura do prof Edmilson, foi fundamental nas conquistas ... o Fred, que além de professor foi alguém que o despertou para as grandes possibilidades que tinha dentro da Física e o acompanhou em todo esse processo... o Estudar Fora, que conduziu todas essas fases ... e tantos outros...

      Nosso papel, como família, foi promover condições para que ele pudesse desenvolver todo seu potencial. Acho que, quando Deus inventou de fazer do "filhote humano" um ser totalmente dependente dos pais, foi exatamente para isso... para que cada membro da família sentisse a vitória de cada um como sua também. Dessa forma, todos somos cúmplices das vitórias e derrotas, fortalecendo o amor que nos une e firmando nosso vínculo cada vez mais.

      Aprendi muito até aqui... sei que tenho muito a aprender daqui prá frente...
      Compartilhar esse aprendizado, também me faz refletir sobre tudo que está acontecendo!

      Como ajudá-los? Acho que simplesmente sendo mãe, amando, apoiando, dando colo quando necessário e estimulando-os nos momentos certos... Essa sabedoria é o que mais peço a Deus!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário