segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Já sabem voar !!!!

    Aos 14 anos, meu filho foi convidado a participar de um curso de matemática em Boston, nos EUA. Tudo foi muito repentino, e mesmo sabendo que iria um professor do colégio e mais outros 2 colegas, ele precisou viajar sozinho. 
      Imagina o que é ver seu filho "sozinho", só com 14 anos, de mochila nas costas, na fila do embarque internacional?
     Havia dúvidas sobre o tipo de visto que ele precisava, então estávamos extremamente ansiosos pela sua entrada na Imigração americana. Enfim, de madrugada ele me liga dizendo que estava tudo bem, que já estava aguardando no "gate" da conexão para Boston.
      .... UFA!!!  relaxei e fui dormir... Daí a pouco, toca o telefone novamente...

      ...  "mãe,  perdi o vôo!  Não vi que mudou o "gate" de embarque e o avião já partiu!"

      ................................ ( respiro profundamente ) ....................................

      ... " bem, filho, tá tudo bem !!!!! ... faz o seguinte, vai lá no balcão e explica a situação para o funcionário da empresa aérea..."

     ... " não mãe, isso eu já fiz, já estou agendado para o próximo vôo... Eu só tô te ligando para você ligar para o professor (americano) que vai me buscar no aeroporto, e dizer que vou me atrasar... eu não tenho moeda para fazer a ligação daqui. " (ele me ligava a cobrar, pela Embratel Brasil Direto, então não precisava de moeda).

     ... " Ah, filho, isso não!!!! Se vira!!!! vai, compra umas balinhas e troca o dinheiro!!!

        ....EEEUU?! ligar para o seu professor ( titular de matemática, responsável pela equipe americana de olimpíada de matemática??!!!), falar tudo em inglês com ele.... aiaiaiaiai... não vai dar não!!!
  
       E assim ele fez. 

      É, tem hora que a gente começa a perceber que eles superam em muito a nós mesmas... A gente acha que cabe a nós protegê-los, mas eles estão à nossa frente... Quando fazemos demais, muitas vezes não estamos permitindo que eles deslanchem em seus próprios caminhos... Por outro lado, estarmos ao lado deles, os faz sentir seguros, sabendo que sempre terão a quem recorrer se precisarem... Esse ponto de equilíbrio é o ideal a ser atingido... Não existe fórmula certa, mas acredito que no fundo, é o "bom senso" quem rege as nossas decisões...

      Eles já sabem voar... então é preciso deixar que eles voem para longe de nós, sem que eles sintam "peninha" da mamãe que fica... Não tenhamos a ilusão de que eles precisam de nós para tudo!

   








Nenhum comentário:

Postar um comentário