segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Pais Olímpicos

      Qual a contribuição dos pais no sucesso acadêmico dos filhos?
      Existe uma "receita mágica" para fazer com que os filhos se empolguem por estudar?
      Ouvimos tantas histórias incríveis de alunos que conquistaram medalhas em olimpíadas científicas ou vagas nas melhores universidades do mundo. Qual a história de vida de cada um? Quais os valores de cada família? Quais incentivos sempre teve?
      Esse foi o foco de montarmos um grupo no facebook. Chama-se "pais olímpicos":

      "Mães e pais que vivenciaram as experiências de filhos que disputaram olimpíadas científicas e se dispõe a compartilhá-las. Como incentivá-los, sem pressioná-los? Apoiando, orientando ou quem sabe, deixando-os por conta própria? Não existe nenhuma fórmula certa. O objetivo desse grupo será trocar idéias com aqueles pais que têm os filhos vivenciando essa fase."

      Quem tiver interessse, é só solicitar ser adicionado como membro. O convite se estende a todos, mães, pais e educadores, que valorizam o sucesso acadêmico. A maioria das mães que participam contando suas experiências, têm filhos estudando em alguma universidade "top americana", cujos filhos, tiveram excelente desempenho em olimpíadas. Temos a participação de pais de alunos que estão fazendo olimpíadas atualmente, de alguns que participaram de olimpíadas há muito tempo e, inclusive de um pais que têm filhos ainda iniciando o Ensino Fundamental I. Cada um pergunta ou comenta sua própria visão. 

      Meu sonho seria formar uma "comunidade" que se importa e valoriza a educação de alto nível. Muitas vezes, parece que somos a exceção em uma sociedade em que o conceito de "se dar bem na vida" é aquele que conquista muito, com pouco "suor". Onde muitos acham que estudar, dedicar-se, ter princípio e valores é "sofrimento" ...

      Vamos mudar essa mentalidade?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário