segunda-feira, 30 de julho de 2018

Sonhar com o futuro


Há 3 anos coordeno os grupos PAIS OLÍMPICOS e PAIS PARCEIROS NO APRENDIZADO no facebook:
- grupo PAIS OLÍMPICOS: voltado para pais de alunos de alto potencial acadêmico. A maioria são jovens que participam de olimpíadas científicas, estudam muito e conquistam excelentes resultados. Sonham em estudar nas melhores universidades no Brasil e mundo afora
- grupo PAIS PARCEIROS NO APRENDIZADO: voltado para pais de alunos no início do processo de escolarização. 

Sou otorrinolaringologista e me considero uma médica apaixonada por EDUCAÇÃO. 
No consultório, cada vez mais atendo crianças com dificuldades na aprendizagem. No início deste ano, montamos um grupo multidisciplinar chamado APOIO AO APRENDIZADO. Somos profissionais de diversas áreas de atuação, mas todos focados em entender como a criança aprende, buscando caminhos para aquelas que apresentam dificuldades. 

Muitos me questionam sobre qual a diferença entre alunos com desempenho acadêmico brilhante, alunos que estudam o suficiente para passar de ano e aqueles que têm dificuldades reais na aprendizagem.

Se eu precisasse resumir em uma única palavra seria: SONHO
Acredito que o que motiva um aluno a se tornar brilhante é ele ter a ousadia de sonhar grande. Ele sonha que vai ganhar medalha em uma olimpíada e que depois vai participar de uma internacional. Sonha que vai estudar nas melhores universidades e que vai transformar o mundo! Ele acredita que tem essa capacidade e que para isso, basta se dedicar! Quando não conquista seu desafio, sofre mas se levanta e persiste em ir atrás de seu sonho. 

Infelizmente vejo muito desperdício de potencial. Existem milhares de alunos que poderiam chegar muito mais longe mas se acomodam em estudar apenas para passar de ano. São aqueles que só querem curtir o presente e enxergam o mundo através da tela do celular. O lema de seus pais é: "criar  os filhos para que eles sejam felizes".  O grande problema é que esses filhos não sabem o que é ser feliz. Acham que a felicidade se encontra no conforto, no bem-estar, na mordomia, nos bens materiais e na distância dos problemas ou dificuldades. Não sonham porque tudo está bom demais!

Por outro lado, vejo a luta imensa de alunos e famílias quando a criança apresenta um transtorno que atrapalha seu desenvolvimento. A dificuldade existe porque ela não consegue aprender na forma padrão que o ensino é apresentado na escola. As metas de aprendizagem, por vezes, são inatingíveis. Como sonhar grande se não conseguem nem o básico!

E, afinal, qual é o meu sonho?!
Eu tenho um sonho grande, talvez muito grande!
Eu sonho em MUDAR A CULTURA do nosso Brasil. Transformar os valores e a forma de pensar de cada família para que, independentemente das circunstâncias, toda criança comece a SONHAR. Sonhos de se transformarem em super-heróis capazes de mudar o mundo. Mas que para isso saibam que precisam batalhar demais. Será necessário muito treino, suor e lágrimas. 
E para que nós, pais, tenhamos condições de abrir portas de oportunidades para que essas crianças tenham espaço para desenvolverem seus sonhos, independentemente das condições próprias de saúde, sociais ou econômicas. 

Sabe o que é mais incrível?
É que não acredito que esse sonho seja inviável. Pelo contrário, tenho visto cada vez mais pessoas com esse mesmo sonho. 
E você, qual é o seu sonho?!




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário