sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

      Agora é a época em que lemos inúmeros artigos de alunos brilhantes que entraram em primeiro lugar nas melhores universidades, ou daqueles que tiveram mais de 1000 pontos no ENEM, ou outras histórias de alunos de escolas públicas que superaram inúmeras dificuldades e venceram.
      Mas, para a grande realidade dos alunos, essas histórias não parecem justas, porque, com toda a certeza, não foram só os que aparecem na mídia que estudaram. Aliás, quantos não são os anônimos que estudaram demais, vários anos seguidos, mas nunca conseguiram nenhuma aprovação. Às vezes, QUASE conseguiram ser aprovados ou QUASE conseguiram a nota de corte.
      Em termos de olimpíadas, quantos alunos QUASE conseguiram uma medalha, ou QUASE conseguiram serem selecionados para uma internacional.
      Quem sabe, se apenas tivessem feito mais 1 ponto, talvez pudessem ter realizado seu sonho.
      Vivemos em uma sociedade que valoriza mais o RESULTADO do que toda a caminhada. O campeão é idolatrado e o vice-campeão é esquecido (não importa quanto ele tem batalhado para ter QUASE sido o campeão).
      Sermos pais que comemoram o primeiro lugar é fácil. Maior desafio é sermos os pais dos que não conquistam a medalha, ou a vaga na faculdade desejada ou o resultado que se esperava.
      Muitos pais também sofrem nessa caminhada, mas não podem demonstrar, porque isso pode afetar o filho que tanto precisa de seu apoio.
      Não deixemos nos influenciar pela sociedade que só valoriza esse resultado! Toda a caminhada até aqui já foi extremamente vitoriosa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário