quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Como é estudar na melhor universidade do mundo

      Hoje saiu o ranking das melhores universidades do mundo:                      
http://www.timeshighereducation.co.uk/world-university-rankings/2014-15/world-ranking

    A CALTECH  ficou em primeiro lugar, pelo 4º ano consecutivo. A USP, melhor brasileira classificada, ficou entre 201º e 225º . Qual a diferença?

      Meu filho foi aprovado na Poli (Escola de Engenharia Politécnica da USP), mas 1 semana após o início do curso, saiu sua aprovação na CALTECH e, obviamente, abandonou a Poli...

    Então, como é estudar na CALTECH?
    -  Em primeiro lugar, a seleção dos alunos é extremamente rigorosa. Este ano entraram apenas 226 alunos, somente 18 internacionais ( 1 único brasileiro:  meu filho, heheehheeh...).
    Durante o processo de seleção, eles escolhem rigorosamente o perfil do aluno que eles querem. Neste caso, o que mais vale na CALTECH,  é a excelência acadêmica.

   -  Todos os alunos do primeiro ano, devem morar no campus. Existe um programa intenso de entrosamento entre os alunos (inclusive, os 3 primeiros dias de "aula" são em um hotel na praia, com várias brincadeiras, alternando com palestras de orientação)
     Nos EUA, existem universidades em que o clima entre os alunos pode ser mais competitivo ou colaborativo. O que se busca na CALTECH é, dentro do possível, o ambiente colaborativo.

    -  Existem 8 "casas" , e, durante as 2 semanas iniciais, os calouros vão fazer um rodízio de atividades em cada uma delas, para depois decidirem qual a "casa" que vão escolher para ser seu dormitório. Na realidade, cada "casa" tem um perfil diferente, e cada aluno vai tentar se reconhecer em uma delas.

    -  Não se perde tempo com deslocamento ou transporte. Tudo que precisam fazer está dentro do campus (e tem de tudo lá dentro: de mercado a banco, refeitórios, livrarias, lanchonetes, piscinas, quadras, ambulatório médico, etc).

     - É uma universidade relativamente pequena (pouquíssimos alunos, comparando-a com Harvard, MIT ou Berkeley, por exemplo)... mas um campus bem grande ... e clima da Califórnia..... cidade pequena (Pasadena), próxima a uma bem grande (Los Angeles) .... perto da praia...
   
     -  São poucas horas de aula... muitos trabalhos, exercícios para serem resolvidos, livros para ler... Cada um vai sendo desafiado a se desenvolver ao máximo, tendo à sua disposição toda a estrutura de docentes, laboratórios ou  bibliotecas que quiser. A proporção de alunos por professor é de 3:1. Existe todo tipo de laboratório, em que o professor incentiva e estimula o aluno a participar ... de acordo com o interesse de cada um. São 33 professores ganhadores de prêmio Nobel.

     -  É imensa a área de esportes. A CALTECH faz parte da 3ª divisão da liga esportiva. Sendo assim, todos podem participar (diferentemente de quando a universidade faz parte da 1ª divisão, como nos casos das Ivy Leagues, onde o aluno, precisa ter um altíssimo nível como atleta, para fazer parte das competições).

      A programação de aula começa, em geral, lá pelas 9hs da manhã. Você escolhe sua grade de aulas. (não é necessário "madrugar"...)

      Não existe aula das 16-19 hs. Horário em que ocorrem todos os treinamentos esportivos, ou que os inúmeros "clubes" fazem suas atividades (existe todo tipo de "clube": música a capela, estudos religiosos, estudos linguisticos, robótica, "starwars", cubo mágico ...)
      Ou seja, todo mundo é envolvido em alguma atividade extracurricular.

      - É sagrado o "código de honra" deles:
      "No member of the Caltech community shall take unfair advantage of any other member of the Caltech community." 
(Nenhum membro da CALTECH pode levar vantagem sobre nenhum outro membro da CALTECH )
      Assim, por exemplo, o professor entrega ao aluno uma prova de 4 horas para ser realizada sem consulta. Todo aluno vai levar esta prova e resolver onde quiser, a hora que achar conveniente... e vai entregar depois ao professor.... SEM COLAR!!!!

      -  Existe um sistema muito extenso de "tutoria". Existe um professor orientador, além de alunos mais velhos e tutores responsáveis no dormitório... para os internacionais, existe também  um "international office". Essa orientação ampla, faz com que o aluno consiga direcionar bem seus estudos.

      - Todos são estimulados a produzir. Como nos EUA, as férias de verão são de 3 meses, todo aluno vai procurar aproveitar para fazer um "estágio" ou desenvolver um projeto. Na CALTECH  existe um programa chamado SURF - Summer Undergraduate Research Fellowship . São 10 semanas de projeto remunerado, em que se recebe  U$ 6000.

                Enfim, acredito que tenham mais inúmeras diferenças, mas, de uma forma geral, eu diria que, tendo em mãos os melhores alunos do mundo, oferecendo-lhes um ambiente tranquilo, acolhedor, onde se estabelece uma relação de colaboração entre os estudantes, servindo-os com uma rede dos melhores professores e pesquisadores mundiais, recursos financeiros para desenvolvimento de projetos... conseguindo acompanhá-los com tutores que os orientam, tendo um "código de honra" que os norteie... estimulando a produção, inclusive com boas remunerações... Como não ser a melhor faculdade do mundo???!!!





   
   



Nenhum comentário:

Postar um comentário