quarta-feira, 30 de julho de 2014

Despedida...


... pois é, faltam poucos dias e em breve, começam as aulas e lá se vai ele!

      Esse é o momento da despedida, o coração, cada vez mais, vai se apertando.

      Não é possível descrever o que a gente sente. Para muitos, tudo isso é muito natural, mas não para mim! É um misto de alegria e orgulho imenso, por todas as suas conquistas; só que também, um nó no coração que não tem tamanho.
   
      Acho que para isso servem as lágrimas. Só elas expressam e aliviam o que vai lá no fundo da alma! É muito mais difícil porque não existem palavras que consigam expressar exatamente o que a gente sente.
      Acho que muitos não entendem o que significa esse "meu momento de mãe".

      Sim, racionalmente, sei que em breve o verei novamente. Posso manter contato por internet, ele estará bem e tudo mais. É até engraçado quando os outros ficam falando essas coisas para a gente. É óbvio que sabemos de tudo isso!!!  Mas, são poucos os que conseguem "linkar" com nossos sentimentos. As lágrimas estão em um nível muito mais profundo, e, muitas vezes, preferimos guardar só para gente, de tão preciosas que são!

      A felicidade por ele estar prestes a embarcar no caminho que escolheu e, bravamente conquistou, é imensa. Talvez a felicidade seja tão grande que dói .

      Não sei como cada mãe lida com esse momento. Talvez eu esteja "superlativando" essa separação. Acredito que a expectativa do momento da despedida traga uma angústia muito maior do que a própria saudade em si.
      Na prática, sei que vou chorar ao vê-lo embarcando. Mas, voltarei para casa e continuarei minha rotina todos os dias.

      Só que esse também é um momento para curtir! Vivenciar muito essa fase de "pré-embarque".

      Para mim, comemorar essa despedida é quase como um ritual  para simbolizar uma nova fase. Tem um certo gosto de "missão cumprida". Como em um jogo de videogame, partindo para uma nova etapa, com desafios e ambientes diferentes (tanto para ele, quanto para mim)
      Sabe o EAD (educação a distância) tão em moda ultimamente? Pois é, agora serei MAD (mãe a distância) heheheheh...

      Ainda bem que sempre novas "missões" vão surgindo. Continuo curtindo muito a minha função de mãe em uma fase extremamente importante para minha outra filha. Puxa, como sou privilegiada,  ser a mãe dela me completa!!! Como já disse anteriormente, sou mãe de dois filhos únicos! Ser mãe dela também me realiza plenamente!!!

      Enfim, como canta Roberto Carlos:
   
Já está chegando a hora de ir
Venho aqui me despedir e dizer 
Em qualquer lugar por onde eu andar
Vou lembrar de você
Só me resta agora dizer adeus
E depois o meu caminho seguir 
O meu coração aqui vou deixar
Não ligue se acaso eu chorar
Mas agora adeus
Só me resta agora dizer adeus
E depois o meu caminho seguir 
O meu coração aqui vou deixar
Não ligue se acaso eu chorar
mas agora adeus
   
   

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Escolhas...

      Qual a melhor escolha a fazer?
      Existe a escolha certa ou a errada?
      Diante deste momento tão marcante na vida, em que eles estão mudando radicalmente suas vidas... será que fizeram a escolha certa?!

      A grande verdade é que não existe "a escolha certa"...
      ... Está nas mãos de cada um de nós  fazer com que sua própria escolha seja "a certa" ! ...

     Independentemente de qual caminho optamos, fazer de tudo para que aquela se torne a melhor decisão, nos levará à certeza de nossas escolhas!
   
      Recentemente soube de um "gênio" que conseguiu se formar no MIT em 2 anos (o curso que, mesmo para alunos brilhantes, levariam 4 anos)... E, pelo que soube, ele não curtia muito viver nos EUA...
      Fico imaginando o que o motivou durante esse período... Em meio a carga de estudos tão intensa, com tão pouco tempo para ter uma vida social ou descanso... será que não pensava "que que eu tô fazendo aqui!!!!"... Acredito que muitos, facilmente, teriam desistido de alcançar este tipo de meta...
   
      Algo que, quem sabe, diferencie estes "alunos brilhantes" que são selecionados para estas grandes universidades, talvez seja exatamente isso... a grande capacidade de fazer com que tudo o que faz se transforme na "escolha certa"...
      Sabe o que me impressionou muito quando visitei as universidades americanas?  Era o quanto cada estudante com que conversei, achava que estava no melhor lugar que poderia estar... todos achavam que tinham as melhores oportunidades para se desenvolverem... e sempre queriam mais...
      Enfim, cada um fazia com que sua escolha, se tornasse a melhor opção de vida que poderiam ter! Mesmo em adversidades, acredito que eles conseguem buscar uma força interior que os motivam ainda mais  a prosseguir...

      Para alguns, de início, a faculdade onde estavam, não fora sua primeira opção (como se qualquer uma dessas que conheci fosse "pouca coisa": Princeton, Columbia, UC Berkeley ou Caltech)... Mas, uma vez lá, eles diziam que não existiria nenhum outro lugar que poderia ser melhor...
      (... só fazendo um paralelo com quantos jovens, aqui no Brasil, começam uma faculdade e desistem... entram em outra e ... desistem. Encontram uma adversidade, ou algo que não curtem... e desistem!!!)

      Talvez seja essa a característica mais marcante do que alcança o sucesso... tudo o que acontece na sua vida, serve para que ele conquiste algo mais para conseguir chegar mais longe. Não há "perda de tempo" para ficar lamuriando... ou pensando:  " puxa, ...e se eu tivesse optado por outro caminho..."
      Se algo dá errado, "resilientemente" encontra uma saída... Se tomou uma decisão, chega até onde acha que tem que chegar... se resolve mudar de caminho, não é porque desistiu, mas sim porque optou pela mudança.

      Não sei se nossos filhos realmente já são assim... Mas, é um pouco disso que quero passar a eles... Que eles não são "vítimas do destino"... que eles não precisam de uma "bola de cristal" para saber qual o melhor caminho...
      ... Pelo contrário, seja em qual situação que eles estiverem, está nas mãos deles, fazer com que o caminho que trilham seja o melhor...
      ... Lá na frente, depois de uma carreira consolidada, eles vão olhar para trás e ver que tudo faz sentido...

   Steve Jobs disse que a vida é "só um ligar de pontos". Ele optou por situações tão "absurdas"... chegou inclusive a fazer curso de caligrafia... e, no final, graças a isso é que hoje temos tantas opções de tipagens para escrevermos nossos textos no computador!