segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Universidade brasileira entre as top 20 do mundo

      Esse é meu grande sonho: ter uma universidade brasileira entre as 20 melhores do mundo.

      Imagine um campus enorme, talvez próximo a Campinas ou a São José dos Campos (grandes polos tecnológicos). Um lugar maravilhoso, como se fosse um grande clube de campo. Diversos prédios de moradia, com ótima infra-estrutura. Refeitórios oferecendo boa alimentação. Diversas quadras, campos e piscinas para treinar qualquer tipo de esporte. Uma imensa biblioteca, disponibilizando vários ambientes extremamente aconchegantes para estudar. Grandes anfiteatros e inúmeras salas de aulas. Todo tipo de laboratório e alta tecnologia empregada em todas as salas. Possibilidades de desenvolver qualquer tipo de projeto, com o apoio de grandes empresas. O professor muito bem remunerado e se sentindo valorizado, tendo grande prazer em ensinar. Um centro médico bem equipado, equipes multidisciplinares que acompanharão toda saúde física e mental de cada aluno.

      O critério de seleção do aluno será holístico: um bom desempenho no ENEM, mas também todo seu currículo de vida (histórico escolar, atividades extracurriculares, personalidade e ética). Não existirá nenhuma forma de "propina" ou  "indicação" para ser admitido.
   
      A universidade até poderá ser paga, mas haverá possibilidades de bolsas de estudo de acordo com a necessidade de cada aluno.

      O aluno que for admitido, obrigatoriamente morará no campus no seu primeiro ano de curso. Isso fará com que ele se integre totalmente à universidade. Todos receberão extensa tutoria, visando um ótimo processo de adaptação e orientação acadêmica. Não será necessário optar por uma profissão logo no início da graduação, porque cada um poderá escolher os cursos de acordo com seus interesses e aos poucos irá definindo a carreira que seguirá.

      Existirá um código de honra extremamente rígido. Todo aluno, a princípio será totalmente honesto e ético. Quem fugir às regras, será expulso automaticamente.

      Qualquer aluno de ensino médio sonhará em entrar nessa universidade, o que se tornará um grande estímulo para que se empenhe em estudar e desenvolver diversas habilidades que o farão merecedor de uma vaga. Não haverá cotas, apenas meritocracia para ser selecionado, entendendo-se por  meritocracia a própria história de vida, tudo o que precisou superar para chegar ao ponto de pleitear uma vaga.

                           ................................................
 

      É um sonho muito utópico?
      Sim, mas não acho inviável. Temos muitas empresas que se beneficiariam da formação de excelentes profissionais. Elas poderiam contribuir com doações para viabilizar o projeto. Havendo incentivo do governo, acredito que não faltaria verba para um empreendimento como este.
      Talvez mais difícil seria mudar a mentalidade sobre o que é uma boa universidade: o que se espera dos alunos, da formação acadêmica, da produção científica, do desenvolvimento de tecnologias, etc.
      Temos muitos jovens no Brasil de altíssimo potencial. Grande parte deles já foram estudar fora. Nem todos voltam. Por outro lado, muitos dos que ficam, acabam sendo "sub-aproveitados" e não desenvolvem tudo o que poderiam.
      Infelizmente, nossa política tem uma meta muito medíocre (no sentido literal da palavra: mediano, sofrível). Contentamos em não passar fome (bolsa família) e oferecer somente ensino profissionalizante, o PRONATEC. Infelizmente, hoje em dia, nem mais isso! Não se tem nenhuma preocupação com aqueles que podem ir mais longe, ou seja, estamos nos nivelando por baixo. Não existe nenhuma política que se importe com os alunos de alto potencial.
      As grandes nações emergentes investiram pesado em educação. Nesses países, os pais acreditam que a melhor herança a se deixar para os filhos é uma boa formação. Todas as crianças se vêm rodeadas de outras crianças que estudam muito. Os bons alunos são valorizados. O sonho dos jovens é estudar em uma boa faculdade.
     Aqui, como nossas melhores universidades são públicas, elas ficam à mercê da política de cada governo. Hoje em dia, todas estão carentes de investimento.
      Mesmo após vestibulares extenuantes, vemos que os alunos que ingressam nas melhores universidades dizem que têm 2 grandes alegrias: a de entrar na faculdade e a de sair. Quantos desistem no meio do caminho! Muitos participam mais da vida extra-acadêmica (atlética e festas) do que das aulas.
     Poderíamos sim, construir uma "universidade padrão". Onde os melhores alunos deste país teriam aulas com os melhores professores e poderiam desenvolver os melhores projetos e pesquisas. (entendendo-se como "melhores", aqueles alunos que se destacaram por qualquer qualidade ou dom que tenham desenvolvido, e não simplesmente aqueles que treinaram muito bem para um resolver um tipo de prova).
      A universidade deixaria de ser apenas uma "ponte" para o futuro profissional. O aluno, desde o seu ingresso, já estaria desenvolvendo sua carreira.
   
      Sonho que essa universidade seja a primeira de muitas, que se mude o conceito do que é ser universitário. Que sucessivamente, outras comecem a surgir, e, aos poucos, tenhamos vagas para todos os jovens que desejam tanto ter uma boa formação. É só olhar para o número de alunos em cursinhos preparatórios para o vestibular. Milhares de jovens desejam demais estudar em uma boa universidade!!!
   
      Sinto-me impotente. Gostaria de "bater à porta" de autoridades e pessoas que têm dinheiro para essa empreitada. Mas, ao "cair na real", vejo que somente isso não bastaria. Então, escrevo aqui, como que desabafando, esperando encontrar outros que pensem como eu. Quem sabe, se muitos de nós começarmos a pensar diferente, lá no futuro... algo se transformará!!!